sexta-feira, 1 de junho de 2012

Atriz encanta o público no papel de uma travesti


Foto: Régia Vitória 
Na última quinta-feira (31) o travesti Betty encantou a plateia brasiliense no Espaço Cena. No espetáculo Borboletas de Sol de Asas Magoadas a atriz Evelyn Ligocki encarna o personagem que conta suas dores e alegrias cotidianas. O espetáculo é uma das atrações do Festival de Teatro Brasileiro (FTB) - Cena Gaúcha que termina no próximo domingo (03/06). Veja a programação completa aqui!

O espetáculo é resultado do trabalho de fim de curso da atriz Evelyn Ligocki, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.   Em 2012 a peça  completa 10 anos de existência e continua a ser aprimorada, atualizada e inovada a cada temporada por Ligocki. No palco o texto ganha novos tons, variando do drama a comédia com improvisações.

Para a estudante de antropologia, Amanda Frenkle, "A peça desmistificou a ideia do travesti. Mostrou que travesti também é um ser humano e precisa de respeito", contou Amanda.

O fato de uma mulher encarnar o personagem também mostrou o lado realista da vida de um travesti.  "Uma mulher fazendo o papel do travesti deixou a peça muito mais original do que se fosse um homem encenando", disse Paulo Roberto, empresário e um dos espectadores do espetáculo.

O curador do festival, Guilherme Filho elogiou o trabalho da atriz : "É um espetáculo que consegue mostrar os dois lados do travesti e a questão social de forma bem real, a violência e o preconceito que estão sujeitos a sofrer", disse contemplando a arte da atriz gaúcha.

Evelyn Ligocki recebeu pelo espetáculo o Prêmio Açorianos "Atriz Revelação" - RS e foi indicada ao Prêmio Qualidade Brasil- Melhor Atriz de Comédia - São Paulo. 



Festival do Teatro Brasileiro


Em sua 12ª edição, o Festival do Teatro Brasileiro (FTB), com o patrocínio da Petrobras e Caixa, co-patrocínio dos Correios, incentivo do Ministério da Cultura / Lei Federal de Incentivo à Cultura e Governo Federal, promovem mais uma vez o intercâmbio cultural entre estados brasileiros. Depois de apresentar, entre maio e julho de 2011, espetáculos mineiros para mais de 24 mil pessoas em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, o Festival de Teatro Brasileiro levará para o Distrito Federal e Goiás, uma rica mostra do teatro feito no Rio Grande do Sul. O projeto percorre, de 03 de maio a 03 de junho, as cidades de Goiânia, Anápolis, Cidade de Goiás e Hidrolândia,  e as regiões administrativas do Gama, Taguatinga, Ceilândia e Plano Piloto.

São 15 espetáculos dos mais variados gêneros, selecionados dentro de um universo de109. Serão 68 apresentações.  A curadoria de Sergio Maggio e Guilherme Filho primou pela qualidade dos espetáculos, observando a inquietude tanto em temas, abordagens como em estéticas. “Ao final da curadoria, ficou o desenho de um estado cuja produção cênica se pauta na preocupação do objeto artístico, no mergulho no processo de criação e pesquisa e na ênfase em oferecer ao espectador um produto cultural que o surpreenda”, relata Sérgio Maggio.

“Tivemos a oportunidade de assistir o melhor da comédia, do drama, do teatro infantil e experimental feito nos pampas. Apesar do lugar comum que é falar da dificuldade de escolha, é impossível fugir dele. Os gêneros e a variedade de temas sem dúvida exigiram mais da curadoria”, acrescenta Guilherme Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário