segunda-feira, 7 de maio de 2012

Apresentações Musicais


Além da programação teatral, a 12ª edição do Festival do Teatro Brasileiro - Cena Gaúcha proporcionou, também, ao público goiano, apresentações musicais, que ficaram a cargo da banda DeFalla e do Renato Borghetti Quarteto, além do goiano Tom Chris, que foi escolhido para participar do intercâmbio musical com as duas bandas gaúchas.

Os três grupos apresentaram-se no último sábado (05/05), em palco armado no Parque Flamboyant, em sequência às apresentações teatrais do Festival.

A primeira a subir ao palco foi a banda DeFalla, cujo nome homenageia o compositor espanhol Manuel de Falla, e surgiu em 1984, em Porto Alegre, misturando estilos como o rock psicodélico, hard, funk e rap. Sua formação inclui o vocalista Edu K, o guitarrista Castor Daudt, o baixista Flávio Santos e a baterista Biba Meira, uma das primeiras mulheres a tocar bateria em uma banda.

Infelizmente, o show do DeFalla não conseguiu empolgar muito a plateia. Não por culpa da banda, que demonstrou muita competência, integração e carisma, mas por pura incompatibilidade entre horário, público e estilo musical. A banda foi a primeira a se apresentar (às 19h), e o público presente consistia, basicamente, de pais e crianças, que acompanharam a programação teatral infantil da tarde, bem como pessoas de mais idade, que já haviam chegado para prestigiar o show do Renato Borghetti Quarteto. Este público acompanhou com grande dose de apatia (alguns até com certa indignação) a execução de músicas como “Sodomia” e “Popozuda Rock’n’Roll”. Alguns, porém, deleitaram-se com o espetáculo, já que acompanham e apreciam o trabalho da banda desde o seu surgimento.

Na sequência, apresentou-se o cantor goiano Tom Chris, que atraiu um grupo de fãs que já acompanha suas frequentes apresentações na cidade de Goiânia, o qual cantou junto com ele músicas de compositores goianos e hits consagrados da MPB. Algumas pessoas aproveitaram a oportunidade para tirar fotos de si mesmas na frente do palco, tendo o cantor como imagem de fundo.

Tom Chris cantou acompanhado pelo virtuose Luiz Chaffin (violão e guitarra) e pelos não menos competentes Marcelo Maia (baixo), Guilherme Santana (bateria) e Willian Cândido (teclado).

Concluindo as apresentações musicais da programação, subiu ao palco a mais esperada atração: Renato Borghetti. Sem abandonar a música de raiz gaúcha, como o vanerão, a milonga e o chamamé, o músico soube utilizar seu acordeom para modernizar estes ritmos, dotando-os de um estilo mais jazzístico, assim como fez Astor Piazzolla, conquistando admiradores no mundo todo.

Borghetti apresentou-se acompanhado pelos excelentes músicos Daniel Sá (violão), Pedrinho Figueiredo (flauta e sax) e Vitor Peixoto (teclados). A falha no som que afetou, por alguns minutos, a execução inicial das notas do violão, flauta e acordeom, após superada, permitiu que a atenção do público fosse total, durante toda a apresentação, levando algumas pessoas, inclusive, a dançar ou a ligar para vizinhos e amigos, convidando-os para dirigirem-se ao local imediatamente, pois estavam perdendo um grande show.

Gilson P. Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário