quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ação de formação do FTB chega à Ceilândia


A expectativa era grande. Ouviu-se falar a semana inteira que um grupo de teatro de “gaúchos” ia se apresentar no Centro de Ensino Médio 03 da Ceilândia.  Logo na entrada da escola, muitas faixas convidativas e uma energia pairavam no ar. Era possível sentir a vibração. “Estava ansioso, nunca tinha visto uma peça de teatro antes”, afirmou Carlos Henrique, 16 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio. No palco, ou melhor, no pátio da escola, sete atores caracterizados com vestimentas tipicamente gaúcha saudavam os curiosos que se aproximavam timidamente.  Faltava pouco para mais de 1300 estudantes vivenciarem o que seria para muitos, a primeira experiência teatral de suas vidas.

O espetáculo “Miséria, servidor de dois estancieiros”, livre adaptação do clássico “Arlequim servidor de dois amos”, do dramaturgo italiano Carlo Goldoni movimentou a escola, literalmente.
Para Carlos Henrique, “a apresentação foi emocionante”. “Achei muito bacana o jeito que eles contaram a história, o jeito de falar, de se movimentar. Muito legal isso! Com uma escada e apenas algumas caixas de madeira eles faziam a gente acreditar que ali tinha uma casa, uma cidade. Eu nunca tinha visto nada parecido”, comentou.

Já a professora de língua portuguesa, Eliana Lagaris definiu como fantástica a apresentação. “ Fiquei muito feliz por nossa escola ter sido agraciada com o projeto. Esse tipo de iniciativa devia acontecer sempre, em todas as escolas da Ceilândia”, ressaltou. Para Eliana, o teatro é uma oportunidade de aproximar os estudantes da leitura. “Gostei muito do jeito que a história foi apresentada. O espetáculo foi dinâmico e bastante adequado para a faixa etária”, afirma.

Programa educativo
Várias atividades educativas estão programadas para os próximos dias em escolas de Ceilândia, Taguatinga e Gama. Cada comunidade educativa contemplada recebe a visita de mediadores que sensibilizam as turmas para diversas questões ligadas às artes cênicas. Em seguida, os estudantes assistem um dos espetáculos observando os aspectos trabalhados nas oficinas e, por fim, retornam para a sala de aula e estimulados pelos mediadores, refletem sobre a experiência vivenciada.


A estudante de Artes Cênicas da Faculdade de Artes Duclina de Moraes, Camila Santos, mediadora do festival, está tendo a sua primeira oportunidade em sala de aula. “Eu tinha uma outra visão da escola. É muito bom poder proporcionar ao outro o acesso ao conhecimento. E o teatro proporciona isso. Está sendo uma experiência incrível poder colocar em prática o que vejo na teoria”, afirma. 


Assista aqui o vídeo da ação de formação no CEM 03 de Ceilândia com trechos do espetáculo, depoimento e muito mais! #ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário